O que é um Podologista e Podólogo?
As designações são muito importantes mas em terminologia da saúde têm significado diferente:
Ologo – diz respeito aquele que estuda;
Ista – diz respeito à ciência;
Iatra – significa médico
As terminologias apenas foram adotadas de forma distinta para definir o diferentes graus de habilitações acadêmicas.
A diferenciação na terminologia caracteriza não só os processos e produtos usados na assepsia, como, permite a perfeita situação e compreensão dos mesmos.
O profissional especializado em Podologia pode receber o nome de podólogo, podologista ou podiatra.
O podólogo é o profissional da saúde que estuda e trata dos pés. Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e aconselhar pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados, como por exemplo, o tipo de calçado a ser usado, como cortar as unhas ou quais cremes e medicamentos são mais adequados.
É importante que o profissional especializado em Podologia tenha habilidades manuais, interesse pela área da saúde e goste de cuidar de outras pessoas.
Dentre as patologias mais comuns tratadas por um podólogo, podemos citar:
1) Joanetes,
2)Feridas,
3)Calosidades,
4)Verruga,
5) unhas encravadas,
6)Olho de peixe,
10)Fissuras,
11)Micose,
12)Úlcera dos pés,
13)Psoríase,
14)Pés diabéticos e outros.
Algumas das principais atividades desenvolvidas por um podólogo são:
Elaborar exame físico minucioso nos membros inferiores,
Analisar o calçado do paciente e identificar se existem pontos de atrito ou desgastes irregulares.
Diagnosticar doenças dos pés,
Higienizar e consertar unhas quebradas.
Remover possíveis detritos na região das unhas.
Remover calos e calosidades.
Remover o excesso de cutícula.
Confeccionar órteses plantares (dispositivos feitos sob medida para cada paciente e que são utilizados para correções, compensações e alívio de dores).
Efetuar a podoprofilaxia (que consiste no correto corte das unhas e na retirada de calosidades e fissuras com o objetivo de prevenir doenças).
a Hidratação, coominada com a reflexologia, gera uma sensação de bem-estar, e a reflexo liga os pontos dos pés aos órgãos vitais, formando um sistema, que tensionado, por pressão, proporciona alívio imediato de dores, retenção de liquido, melhora quadros de ansiedade, insônia, dentre outros benefícios.
Importante, beber água e hidratar bem os pés, para prevenir fissuras, e ou curá-las.
Registro de Clientes
Possuir um cadastro de clientes, significa ter controle do
consumo sobre os produtos e serviços.
Essa
coleta de dados irá auxiliar na interação como também na fidelização do
cliente.
Deixamos
passar, por vezes, a importância de se fazer um simples cadastro, assim
conhecer um pouco sobre o nosso cliente.
Para que serve o registro de clientes?
Na Podologia o cliente é a alma do negócio, e a ficha
cadastral é uma forma da empresa tornar os clientes fiéis e satisfeitos,
garantindo o sucesso da empresa.
Mas para garantir a fidelidade de seu cliente, cabe a nós
oferecermos a constância em produtos de boa qualidade e serviços com preços
atrativos.
É de extrema importância construir uma ficha de cadastro de
cliente onde possa registrar as informações pertinentes, que ajudem no
atendimento e na satisfação dele.
Quais informações são mais importantes para o registro de
clientes:
Ø Nome;
Ø E-mail;
Ø Telefone;
Ø Endereço;
Ø Data
de nascimento;
Ø Sexo;
Ø Profissão;
Ø CPF;
Ø Etc.
Devemos manter sempre o registro de cliente atualizada,
assim podemos ter uma comunicação em dia, estabelecendo uma relação de
pós-venda amigável. Podemos enviar mala direta, e-mail com promoção, divulgação
de serviços e felicitá-lo nas datas comemorativas.
Um bom cadastro de clientes precisa trazer informações
valiosas para abrir novas oportunidades de negócio e permitir a continuidade do
relacionamento com as pessoas registradas no banco de dados.
Podemos construir a ficha de cadastro em 3 partes:
Cadastro Comum – a identificação do cliente, com o
nome completo, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento, estado civil,
profissão, número de documento, entre outros.
Cadastro de perfil – as preferências e as
necessidades do cliente, incluem dados que diferenciam um cliente do outro,
como deficiência intelectual, física etc.
Tipos de sistemas de registro:
Podemos fazer manual ou eletrônico.
Ø Eletrônico
– há vários programas de software no mercado, é uma ferramenta que armazena
essas informações, possibilitando o acesso de forma rápida e de qualquer lugar.
Também podem ser montar no sistema da Microsoft Excel.
Restrições ao uso da informação cadastral
É importante esclarecer que a legislação garante a empresa o
direito de elaborar um cadastro de clientes, mas a limites para o uso da
informação cadastral, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) impõe limites
neste sentido, como:
Direito de acesso – o cliente tem o direito ao acesso e a
qualquer informação existente em cadastro, ou registro de dados pessoais e de
consumo sobre ele. Se divulgar os dados cadastrais de um cliente, o artigo 72
(CDC) estabelece pena de prisão de seis meses a um ano, mais multa.
v Formas
e prazos – o artigo 43 do CDC, estabelece a necessidade de que os cadastros
sejam claros, objetivos, verdadeiros e usem linguagem de simples compreensão.
v Correção
de erros – o artigo 73 do CDC estabelece que o consumidor tem direito a exigir
a imediata correção de um erro que venha a encontrar em cadastro.
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Pesquisas : Nuhad Sebeite CHIOVATTO
FOTOS, EQUIPE 1 e 2 , digitação e inserção no blog : aluna ELIS RAMOSS
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