Viabilidade do Negócio
Precisamos primeiro desenvolver e entender como elaborar o orçamento do seu negócio!
A elaboração do orçamento significa planejar a forma como pretende gerir o dinheiro que se dispõe.
Independente do tamanho ou segmento de mercado, a empresa deve obrigatoriamente elaborar um orçamento detalhado baseando-se na perspectiva de compra e vendas.
É necessário calcular o investimento inicial, elaborando uma tabela com tudo que envolva a abertura do Gabinete de Podologia. Relacionando tudo que está envolvido na produção do produto ou do serviço, imaginando cada etapa do processo, desde a entrada até a saída, quando o produto/serviço é entregue ao cliente.
Vamos entender!
Ativo Imobilizado: É formado pelo conjunto de bens necessários à manutenção das atividades da empresa.
Ex.: móveis, máquinas, imóvel, etc.
Depreciação:
É o valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil, corresponde à parcela pertencente ao final de sua utilização.
Levantamento dos recursos físicos e humanos: Orçamento
Depois de elaborar o layout e definir o espaço a ser explorado, quantidade de profissionais envolvidos no processo, devemos fazer o levantamento dos valores a serem investidos na empresa, como recursos físicos e humanos.
Nesta etapa devemos fazer a homologação de fornecedores, seleção de prestadores de serviços e colaboradores.
Recursos físicos (ativo fixo)
Para a aquisição dos recursos físicos, temos alguns pontos fundamentais de escolha dos produtos, materiais, equipamentos, móveis, etc.:
Em cada nova aquisição é necessário fazer uma nova cotação, mesmo já tendo um fornecedor escolhido! É necessário fazer uma pesquisa de satisfação periódico com seu cliente para saber se seu fornecedor (produtos) está atendendo e superando suas expectativas.
Após escolhido os produtos e fornecedores, devemos verificar o montante em investimento que será realizado e quanto teremos que gastar para a aquisição de todos os recursos físicos para o funcionamento do seu gabinete de podologia.
O empresário neste momento se preparará financeiramente e escolherá as formas de pagamento de acordo com a disponibilidade de capital.
Relação de itens a serem adquiridos e os valores orçados, devemos separar pelos grupos patrimoniais a que cada item pertence.
Este agrupamento tem grande importância no momento do cálculo de depreciação dos ativos imobilizados que está adquirindo.
Recursos humanos
A contratação de pessoas ou a parceria, deve contemplar os espaços, previsão de atendimento e a diversidade de serviços propostos. Um número inadequado de pessoas pode gerar sérios problemas para a empresa como:
Baixa produtividade;
Ociosidade;
Insatisfação causada por baixos resultados (ganhos);
Desmotivação da equipe;
Aspecto de bagunça.
"Quanto maior o número de profissionais atendendo, maior será o rendimento do gabinete, esta ideia, por vezes, pode estar errada, pois devemos ver o espaço físico, se o volume estiver maior, os clientes e colaboradores iram se esbarrar e passará uma imagem de desorganização. Acreditaram que o serviço prestado não está com excelência ".
O ideal é prever a quantidade de serviços que serão prestados por modalidade, por dia e por hora, de forma a dispor os recursos para a realização dos atendimentos da melhor e mais eficaz forma.
Após este levantamento é feito as contratações e parcerias.
Elaboração do orçamento das despesas fixas mensais
É muito importante saber o quanto vai dispor mensalmente para manter a atividade empresarial em pleno funcionamento. Elaborar o orçamento é necessário para saber as despesas fixas mensais, que são enumeradas levando em conta o orçamento já realizados (layout, orçamento do ativo imobilizado e recursos humanos).
Importante!
Considerar o valor do aluguel, mesmo se o imóvel for próprio, o valor comercial de aluguel deve ser considerado como despesa fixa mensal.
Como deve ser uma sala de Podologia
Além dos equipamentos de proteção individual (EPI), o ambiente também é parte importante da biossegurança na Podologia.
De acordo com a Anvisa, toda sala de Podologia precisa ter:
- Área mínima de 2,5 metros quadrados;
- Pisos e paredes de textura lavável;
- Todos os ralos devem conter a opção de fechar ou ter uma tela de passagem milimétrica;
- Água encanada e potável;
- Ligação com a rede de esgoto local;
- Todas as mobílias devem ter superfície 100% lisa;
- Banheiro com pia, sabão líquido, papel toalha e água corrente. Recomenda-se o uso de
banheiros separados para os profissionais do consultório;
- Pia de uso exclusivo para limpeza dos materiais de trabalho, como pinças e tesouras;
- Equipamento completo de esterilização;
- Lixo em saco plástico fechado, preferencialmente separados para coleta seletiva.
- Todas as condições de higiene e o padrão exigido pela Anvisa, são supervisionados antes de o podólogo ter a concessão do alvará de funcionamento da clínica. Elas também fazem parte da grade curricular de cursos online ou presenciais de podologia.
- O espaço de atendimento individual, normalmente tem dimensões mínimas de 5m² e 2m de altura. Ele tem que ser bem iluminado e arejado, podendo usar como reforço luminárias
articuladas e ar condicionado, caso não tenha janelas.
- Os equipamentos que mais ocupam espaço são as cadeiras de podologia, mocho e armário.
- Em média, eu acredito que você precisará aplicar a partir de R$ 30 mil Reais para montar uma clínica de podologia de pequeno porte, bem organizada.
Aluna Simone cuidando da esterilização do material de Podologia com equipamentos de segurança pessoal (EPI) e todas exigências da Anvisa .
Encerramento da Unidade Curricular 13- U C XIII, elaborada pela aluna Simone do curso Técnico de Podologia no Senac de Santos, Turma 23.
Correção de texto e inserção de dados neste Blog pela aluna Elis Ramoss da mesma turma e curso.
Turma nota 1000, parabéns pelos atendimentos, fazendo um ótimo trabalho, adorei participar. Grato.
ResponderExcluir